Clostridium Perfringens (Trabalho de Microbiologia)
Clostridium Perfringens é uma bactéria Gram-positiva, em forma de bacilo, anaeróbica e formadora de esporos. O trabalho a seguir trata de suas principais características, assim como o ambiente e os principais alimentos onde esse microrganismo pode ser encontrado. Também são apresentadas as principais doenças que provoca, sendo a mais vista a intoxicação comum, menos nociva e de fácil tratamento, e os possíveis métodos de prevenção.
Clostridium Perfringens
As intoxicações causadas por Clostridium perfringens, anteriormente designado por C. welchii, resultam da ingestão de alimentos contaminados com a enterotoxina produzida por um elevado número de células vegetativas deste organismo.
Na sequência de um grande número de casos e de surtos entre 1940 e 1950, C. perfringens foi reconhecido como um importante agente de doenças de origem alimentar.
Nas últimas décadas vários surtos têm sido publicados implicando diversos produtos alimentares como causadores de intoxicação alimentar por C. perfringens. Uma característica peculiar destes surtos é o envolvimento de um número grande de indivíduos.
Esse microrganismo está onipresente na natureza podendo ser encontrado como um componente normal da vegetação apodrecida, sedimentos marinhos, trato intestinal de seres humanos e outros vertebrados, insetos, e do solo. Essa bactéria pode causar enterite quando presente em alimentos contaminados e a gangrena gasosa quando afeta feridas expostas e cirúrgicas.
Morfologia e estrutura dos organismos:
C. Perfringens é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Bacillaceae. As células são bastonetes retas, curtas e grossas (bacilos), anaeróbicas, formam esporos, e são imóveis. Mede de comprimento de 3-10 micras e 1 micra de largura. Seu corpo é encapsulado. Apresenta-se em forma de cadeias ou isoladamente.
Método de proliferação e crescimento:
Temperatura: C. perfringens