Agentes dtas
DETERMINAÇÃO DO AGENTE DTA
SALVADOR – BAHIA 2011
ELIAS MARQUES DE CAMPOS
DETERMINAÇÃO DOS AGENTES DTA
Tarefa sobre estabelecer uns conceitos entre a segurança de alimentos, visando estabelecer os agentes contaminantes dos alimentos apresentada ao Curso de Pós em Gestão de Segurança em Alimentos (GSA)- SENAC-EAD- Salvador-Ba, em cumprimento ao requisito de conceitualizar às bactérias acima citadas. Elaborado por Elias Marques de Campos.
Orientadora: Profª. Flávia Damacena.
SALVADOR-BAHIA 2011
1-Determinação de Agentes DTA
A intervenção na educação para manipulação adequada de alimentos pode contribuir para maximizar a segurança do manipulador no manuseio de alimentos, ampliar as perspectivas educacionais deste e fornecer à população um alimento seguro, do ponto de vista microbiológico.(LEVINGER, 2005) Uma maneira de se educar o manipulador é fazê-lo conhecer como os microrganismos potencialmente veiculadores de doenças de origem alimentar atuam no hospedeiro humano e o que se deveria fazer para oferecer alimentos seguros, do ponto de vista microbiológico. Vários patógenos possuem mecanismos de interação comuns com o hospedeiro, embora cada espécie tenha desenvolvido uma estratégia única que o capacita a explorar a célula eucariótica. (FINLAY; FALKOW, 1997) O objetivo deste trabalho é mostrar que podemos analisar uma situação de surto alimentar e propor um diagnóstico mesmo sem análises laboratoriais. Isso é possível analisando os agentes envolvidos e os sintomas do surto.
2-Estudo de Caso. ➢ Elizângela e Rafael almoçaram, às 12 horas, em um restaurante self-service. Comeram carne assada, macarrão à bolognesa, salada verde com molho rosé e