Tarefa 3.2
Curso: VIGILÂNCIA SANITÁRIA E QUALIDADE DOS ALIMENTOS
Disciplina: Inquéritos Epidemiológicos em Vigilância Sanitária dos Alimentos.
Discente: Marjana Teresinha De Mattos Favin
Tutor: Ana Claudia Farias Borges de Campo
Levantamento de dados epidemiológicos relativos a ocorrências/ surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são doenças adquiridas através da ingestão de alimentos ou água contaminada podendo ser de natureza tóxica ou infecciosa. As DTA se manifestando na maioria das vezes por sinais gastrointestinais (náusea, vômito, dores abdominais e diarréia). A intensidade de cada um desses sinais clínicos varia conforme o agente etiológico, o número de cepas infecciosas absorvidas e a resistência do indivíduo (LACASSE, 2000).
As DTA, podem se manifestar na forma de: infecções, intoxicações e toxinfecções alimentares. As infecções alimentares são resultantes da ingestão de alimentos que contém microorganismos patogênicos vivos. As intoxicações alimentares ocorrem quando as toxinas das bactérias ou fungos estão presentes no alimento ingerido. As toxinas podem estar presentes naturalmente no alimento, como no caso de alguns fungos ou peixes. As toxinfecções alimentares resultam da ingestão de alimentos com certa quantidade de microorgamisnos causadores de doenças, capazes de produzir ou liberar toxinas após serem ingeridos (OPAS, 2001).
A incidência das DTA’s é influenciada por diversos fatores nomeadamente por alterações ambientais, industrialização, mudanças de hábitos, urbanização desordenado, estilo de vida, comércio internacional, conhecimentos, atitudes e comportamentos dos manipuladores de alimento, seja profissionais ou domésticos, e pela própria informação do consumidor, também pelo o deficiente controle dos órgãos públicos e privados no que diz respeito á qualidade dos alimentos ofertados para a população (SOARES, 2007).
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem