RESUMO CRITICO- A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
O filme retrata a historia de uma jovem doce e sonhadora chamada Liesel, em meio ao nazismo, que foi doada a uma família de alemães por sua mãe, para sua proteção por ela ser comunista, perdeu o seu irmão no meio da viagem ate sua nova família. No dia que seu irmão foi enterrado, o coveiro deixa um livro cair, e Liesel pega o livro mesmo sem saber ler, e a partir daí ela começa sua vida de ladra de livro.
Era muito jovem quando entrou em sua nova casa e totalmente desconhecida, com seus novos pais também desconhecidos, e tudo que lhe restava era acostumar-se aquele ambiente e aquelas pessoas. Seu plano inicial era fugir daquele lugar, objetivo esse que nunca foi concretizado, pois com o tempo Liesel acabou aceitando aqueles estranho, que já não era mais tão estranhos assim, eram seu novo papa e mama.Seu novo pai chamava-se Hans, um senhor acolhedor e que tem momentos de quase criança,nobre e gentil, é o primeiro par de braços a acolhê-la, sua nova mãe chamava-se Rosa totalmente diferente de Hans, era uma senhora dura e mal- humorada. Em meio a todo terror da guerra ela encontra uma grande amizade em um garoto chamado Rudy um sonhador assim como ela, com sua personalidade expansiva ajuda a garota a não ser tão fechada. Ao conhecê-lo, ela passa a compartilhar mais sobre si mesma e entende o valor de uma verdadeira amizade.
Sua paixão por livro começa quando seu pai ensina ela a ler. Então ela começa a roubar livro,ou melhor pegar “emprestado” da casa da esposa do prefeito, a senhora Ilsa, para ler para seu amigo Max, um jovem judeu que vivia clandestinamente em sua casa.A partir daí nasce uma grande amizade, na qual Max desperta nela mais ainda a paixão pelos livros, e incentiva a menina a colocar seus próprios pensamentos no papel.
O foco principal da trama é o relacionamento da garota e como ela consegue mudar a vida de todos ao seu redor e virse-versa. E mostra toda a inocência de uma criança que sobrevive em