historia
Mudança organizacional em uma rede de supermercados sob a ótica das perspectivas determinista e volunta rista Katya Valéria Araújo Melo (Faculdade Marista do Rec ife) katya.melo@gmail.com
Elder Willams Lopes de Sousa (Faculdade Maurício de
Nassau) elderlopes@gmail.com
Rosana de Fátima Oliveira Pedrosa (Faculdade Frassi netti do Recife) rfopedrosa@yahoo.com.br
Shirley Arruda Santana (Facultades Integradas Barro s Melo) shirleysantana@gmail.com
Resumo
Um ambiente cada vez mais competitivo vem exigindo das organizações rápidas mudanças que garantam sua sobrevivência e desenvolv imento. De modo geral, acredita-se que as estratégias e as decisões, quanto às mudança s organizacionais, repousam nas idéias e atitudes dos gerentes. No entanto, entender as tran sformações nas organizações não deve desconsiderar a força do ambiente, onde fatores de ordem econômica política, cultural e social impulsionam mudanças. O entendimento de tais mudanças associadas a decisões de planejamento da gerência, diz respeito a um modo vo luntarista de entender a realidade. Por outro lado, uma perspectiva determinista de compree nder a transformação organizacional considera as pressões do ambiente como o vetor que define a orientação das mudanças estratégicas. Este trabalho discute a mudança nas o rganizações sob as duas perspectivas.
Assim, inicialmente serão apresentadas as caracterí sticas das abordagens de mudança organizacional presentes na literatura. Em seguida, será exposto um caso de uma rede de supermercados brasileira que passou por várias tran sformações, nas últimas décadas. Por último, usando das duas perspectivas, realizam-se l eituras distintas do caso, quanto ao entendimento das transformações de uma mesma realid ade organizacional.
Palavras-chave:
Mudança organizacional;
Determinismo; Voluntarismo
1 Introdução
As organizações, buscando acompanhar o crescente a