Instruções para redigir relatórios de física prática
COMO REDIGIR UM RELATÓRIO
Os resultados obtidos nas experiências devem ser apresentados sob a forma de um relatório, cuja finalidade é fazer com que você aprenda e aperfeiçoe a maneira de se apresentarem os resultados obtidos em um experimento. O relatório não deve ser uma cópia do roteiro e deve ser redigido de forma quem por exemplo, um colega seu, que não tenha feito o experimento e não conheça o roteiro, possa entender o que foi feito.
Não há uma forma rígida de se redigir um relatório, mas espera-se que ele contenha, pelo menos, as seguintes informações:
Título da experiência
Autores
Liste os nomes dos membros do grupo.
Objetivos da experiência
Descreva o que se pretende verificar e/ou aprender com o experimento.
Parte experimental e discussão
Este é o item mais importante do relatório. Faça uma introdução sobre o tema do experimento e descreva os procedimentos experimentais, os métodos de medida e os cálculos envolvidos. Discuta os resultados obtidos e relacione-os com os modelos e métodos empregados na obtenção deles.
Responda às questões propostas no texto como parte da discussão dos seus resultados. Conclusões
Faça um resumo do que foi feito na experiência e dos resultados finais obtidos, tomando os objetivos iniciais como referência.
Outras observações
As medidas devem ser sempre apresentadas em tabelas.
Os resultados finais devem ser apresentados em destaque, com suas respectivas incertezas e unidades — preferencialmente no Sistema Internacional (sistema
MKS). Exemplo:
L=(12,05 0,02) 102 m
Os gráficos devem conter o título geral e os títulos de cada eixo com as respectivas unidades. Quando houver mais de uma curva no mesmo gráfico, devese adicionar uma legenda. Escolha escalas adequadas nos eixos de forma que a curva ocupe toda a escala do gráfico.
Não é necessário apresentar passos intermediários nos cálculos que você realizar com os dados obtidos — é suficiente que