novo
Na década de 70, no Japão foi desenvolvida a TPM - Total Productive Maintenance - (Manutenção Produtiva Total), uma ferramenta para melhorar a qualidade de produtos e serviços, está fundamentada na reformulação e melhoria da estrutura empresarial a partir da reestruturação e progresso no desempenho das pessoas e dos equipamentos, envolvendo todos os níveis hierárquicos e a mudança de postura organizacional, desenvolvida através da manutenção preventiva para tentar evitar as falhas do sistema.
A Total Produção da Manutenção foi concebido primeiro, nos Estados Unidos, mas aperfeiçoada no Japão. O TPM dirigiu sua atenção para a redução de custos do equipamento no seu ciclo de vida, combinando manutenção preventiva com melhorias sustentáveis e projeto de manutenção preventiva. O TPM significa uma manutenção autônoma da produção que tenta aperfeiçoar a habilidade do operador e o conhecimento do seu próprio equipamento para aumentar, ao máximo, a sua eficiência de operação, e esse processo envolve todos os funcionários desde os administradores, até o chão de fábrica.
A atividade de manutenção produtiva com participação de todos os funcionários da empresa está entre as estratégias mais eficazes para transformar uma fábrica em uma operação com gerenciamento orientado para o equipamento, coerente com as mudanças da sociedade contemporânea. Segundo o Japanese Institute of Plant Maintenance (JIPM) dá a conotação estratégica ao TPM:
“TPM é relativo ao esforço elevado na implementação de uma cultura corporativa que busca a melhoria da eficiência dos sistemas produtivos, por meio da prevenção de todos os tipos de perdas, atingindo assim o zero acidente, zero defeito e zero falhas durante todo o ciclo de vida dos equipamentos, cobrindo todos os departamentos da empresa incluindo Produção, Desenvolvimento, Marketing e Administração, requerendo o completo envolvimento desde a alta administração até a frente de operação com as atividades de