mudanças organizacionais
1. Importância do relatório de auditoria
Encerrado os exames de auditoria, o auditor deve emitir um relatório consubstanciado dos dados e informações levantados, contendo sua opinião dirigida ao objeto de seus exames.
Este relatório deve conter as conclusões extraídas dos fatos significativos detectados durante os exames e pesquisas realizadas nas fases de avaliação dos sistemas e de teses de acompanhamento das deficiências.
Assim, através de seu relatório, o auditor busca comunicar as falhas encontradas, indicar as áreas deficientes, as potencialmente deficientes e aquelas onde poderá haver o incremento da eficiência, está ele fazendo um trabalho de prevenção contra erros, fraudes e desperdício, e com isso prestando um relevante serviço no campo administrativo. No setor público este trabalho assume maior importância pelo fato de as fraquezas e ilicitudes eventualmente praticadas pelo servidor terem sérias implicações. Por isso, o Estado não pode propiciar meios para que tais eventos venham a ocorrer, por falta de controles rigorosos e de vigilância apropriada.
A auditoria poderá contribuir de forma significativa para a melhoria dos padrões de desempenho e impedir com sua ação preventiva que a administração venha sofrer os efeitos provocados pro faltas graves praticadas por servidores.
O relatório da auditoria não é um libelo acústico e muito menos uma sentença para ser executada. Ele é o indicador de situações positivas e negativas para as quais o administrador deverá voltar a sua atenção.
É muito comum ao servidor público que a parte afetada pelo relatório da auditoria se preocupe mais em justificar as falhas apontadas pelo auditor, quando o correto e desejável é que fossem tomadas providencias para a sua eliminação.
É imperioso considerar que o “Relatório de Auditoria” é meio pelo qual o auditor comunica o resultado de seu trabalho e, por isso mesmo, o veículo de “propaganda” de seu serviço.