Mudanças organizacionais
Podemos dizer que a mudança organizacional seja uma das coisas mais seguras hoje em dia nos relacionamentos organizacionais. No mercado de hoje com todas as transformações que estão ocorrendo se fazem necessárias essas mudanças. Já por outro lado existem pessoas que não se adaptam as mudanças, resistindo a tudo e ainda se utilizando de comportamentos e parâmetros desatualizados e já desnecessários dentro das organizações.
[pic]
1.1- Porque as empresas desaparecem?
Dentre as varias causas que podem levar as empresas a desaparecerem se destacam. As seguintes.
A) Estrutura organizacional. ineficaz, pesada e centralizadora, com ausência de controles, que funcionem, políticas inadequadas.
B) Estilos gerenciais pouco participativos, viciados e tradicionais.
C) Manifestação de problemas, tais como baixa produtividade/ qualidade de produtos e serviços, crises funcionais entre os vários escalões hierárquicos da organização e imagem negativa da empresa.
D) Comportamento disfuncional gerando absenteísmo, turnover, insatisfação, falta de motivação.
2- Fases da mudança organizacional.
1ª fase “infância” =- pioneirismo
Nesta etapa as empresas estão galgando seu lugar ao sol, nesta etapa as empresas já nascem “mortas” justamente pela falta de visão administrativa, ou ate falta de recursos, inadequação de objetivos,
E existem também as empresas que já nascem grandes não passando pela fase da infância, crescimento e maturidade. mas são uma exceção no mercado.
2ª fase “Adolescência”
Nesta fase as empresas criam seus processos administrativos mais complexos, querendo se firmar no mercado, porém nessa fase nem todas as empresas, se libertaram de sua infância, e outras ainda não estão preparadas para a maturidade por conta da ausência de