Ementa - Segurança e Higiene Alimentar
Instituto Politécnico da Guarda
Restauração e Catering – Segurança e Higiene Alimentar
Dezembro 2013
Escola Superior de Turismo e Hotelaria
Instituto Politécnico da Guarda
Restauração e Catering – Segurança e Higiene Alimentar
Dezembro 2013
Este plano de trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Higiene e Segurança Alimentar, do 1.º ano da licenciatura em Restauração e Catering, leccionada pelo Professor Maximiano.
Índice
Introdução 4
Objectivos 5
Ementa 6
Fichas técnicas dos pratos 6
Perigos associados aos alimentos e a preparação da ementa 9
Prevenção dos riscos biológicos 11
Conclusão 18
Bibliografia 19
Introdução
Actualmente, a Segurança Alimentar é um assunto de elevada importância e sobre o qual a nossa sociedade se tem vindo a mostrar cada vez mais interessada, uma vez que a protecção da saúde humana e dos consumidores é de primordial importância para todos. Deste modo, é essencial que haja uma manipulação e tratamento adequado de todos os agentes – os produtores, os industriais, os transportadores, os comerciantes, os consumidores - durante todo o processo desde a sua produção até ao produto que chega ao consumidor.
Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando assim a formação de bactérias e doenças de origem alimentar( DOA).
Objectivo
Cada operador é individualmente responsável pela segurança de todos os produtos alimentares importados, produzidos, transformados ou comercializados que vende de modo a garantir a qualidade alimentar. Contudo, mesmo que o fornecedor tenha cumprido todas as regras de HACCP isso não quer dizer que o alimento quando o formos comer vai estar livre de qualquer tipo de riscos.
Deste modo, este trabalho tem como fim, perante uma determinada ementa, estabelecer os riscos biológicos, físicos e químicos de cada produto