Clostridium
Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos
Disciplina de Microbiologia de Alimentos
Relatório 04
CONTAGEM DE CLOSTRIDIUM SULFITO REDUTORES E DE CLOSTRIDIUM PERFRIGENS
Orientadora: Prof. Magno Júnior
Aluna: Matrícula:
Luana Moreira Ribeiro 103354
Goiânia – Goiás outubro – 2011 1. Introdução
O gênero Clostridium é caracterizado por bactérias gram +, bastonetes esporulados, anaeróbios estritos (encontrados em conservas). Essas bactérias são provenientes do trato intestinal de seres humanos e de animais.
Esse gênero é composto por várias espécies, e cada uma delas é caracterizada por possuir um conjunto de fatores de virulência distinto. Dentre essas espécies, destaca-se o grupo dos Clostrídios sulfito-redutores, que se caracteriza por reduzir o sulfito a sulfeto de hidrogênio (H2S) a 46ºC. Sua aplicação na análise de alimentos é oferecer uma indicação simples e rápida da potencial presença de Clostridium perfringens e Clostridium botulinum, duas espécies capazes de causar Doenças Transmitidas por Alimentos. Os clostrídios sulfito redutores são bactérias de morfologia bacilar, capazes de formar esporos e com actividade sulfito redutora.
Dentre os alimentos mais freqüentemente associados à toxinfecções alimentares causadas por esses microrganismos estão os produtos cárneos, incluindo embutidos como salsichas e lingüiças.
A investigação nesses alimentos torna-se de grande importância, uma vez que a formação de esporos por estas bactérias, e sua ubiqüidade, permite sua sobrevivência as condições de processamento e, durante o armazenamento, desde que outras condições intrínsecas permitam, pode ocorrer a germinação desses esporos, e multiplicação das células vegetativas, com produção das toxinas, no caso de C. botulinum, ou atingindo a dose infecciosa, no caso de C. perfringens. De acordo com o exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar a presença de Clostrídios