microorganismos patogenicos
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS
MANAUS
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
DÉBORA CASTRO
MAYARA CANAVARRO
MELISSA SARMENTO
STEFANY SERRUYA
VIVIANE MELO
MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS
Trabalho apresentado a professora Maristela Martins com obtenção de nota parcial para a disciplina de microbiologia de alimentos.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
A microbiologia dos alimentos estuda a influência dos microrganismos nas características dos produtos alimentícios de consumo humano ou animal. A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes e depois à multiplicação destes germes no alimento. A qualidade das matérias - primas e a higiene representam a contaminação inicial. O tipo de alimento e as condições ambientais regulam a multiplicação.
Patógenos de importância em alimentos
CLOSTRIDIUM BOTULINUM
O botulismo é uma intoxicação alimentar devido à ingestão de toxinas pré-formadas nos alimentos. Provocada pelo Clostridium botulinum, é de extrema gravidade, de evolução aguda, caracterizada por distúrbios digestivos e neurológicos, consequente à ingestão de diversos tipos de alimentos, embutidos ou enlatados, de origem animal ou vegetal, insuficientemente esterilizados ou conservados com pH superior a 4,6. Neste alimento há condições adequadas para o agente produzir uma potente neurotoxina, capaz de levar os intoxicados ao óbito.
Fonte natural do microrganismo
Na natureza, os mamíferos, as aves e os peixes são os principais reservatórios do agente.