Clima organizacional
Segundo Chiavenato (1997) o clima é único em cada organização e tem forte impacto em como as pessoas se sentem, comportam-se uma vez que influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado.
Avaliações de clima são bem uteis para identificar a baixa motivação e suas causas, como por exemplo: insatisfação com a remuneração, oportunidade de progresso inadequado, canais de comunicação, praticas distorcidas de promoção ou metas pouco claras, entre outras.
Com ela é possível fazer uma diagnóstico que possibilita uma visão e critica das principais temáticas vivenciadas no dia-a-dia da organização.
A pesquisa de clima tem que ser periódica, metódica, contínua e com clareza.
Para ser aplicada ela deve ser comunicada a todos, assim como o que é e seu objetivo. Deve-se utilizar amostras aleatórias, é necessário ter o apoio dos líderes, logo, elaborar um plano, executar e comunicar o que foi feito e garantir a credibilidade, sigilo e confiança.
A pesquisa de clima sempre aborda diferentes variáveis: Trabalho adaptação dos funcionários, volume de trabalho, horário, número de pessoas é suficiente, trabalho é relevante e desafiador, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; Salário: compatível com o mercado, entre os outros cargos da mesma importância, possibilidade de obtenção de aumento, possibilidade de viver dignamente com o valor recebido, impacto na satisfação, atração e retenção de talentos, justiça na prática de aumentos, clareza quanto aos critérios do plano de cargos e salários; Benefícios o quanto eles atendem às necessidades e expectativas dos funcionários, a qualidade da prestação desses serviços aos funcionários; Integração entre áreas, avaliar o grau de relacionamento, existência de cooperação e conflitos entre os diferentes departamentos; Liderança: qualidade da supervisão, capacidade técnica,