clima organizacional
O presente artigo tem por finalidade pesquisar e avaliar o Clima Organizacional na unidade pública de Serviço de Pronto Atendimento – SPA, em Manaus,visando medir o percentual de satisfação nos âmbitos da vida profissional dos funcionários, da estrutura organizacional, dos incentivos profissionais, da remuneração, da segurança profissional, do nível cultural, da burocracia e cultura organizacionalentre os funcionários da unidade e avaliar o quanto os valores culturais da empresa estão assimilados pelos funcionários.
Apesar de, nos últimos anos, o Governo Estadual vir aprimorando seus processos de gestão, através da disposição de cursos de capacitação e aperfeiçoamento, observa-se que, em relação à gestão de pessoas, ainda falta um longo caminho a ser trilhado. A pesquisa de clima organizacional, mesmo sendo uma ferramenta “antiga”, continua sendo muito importante, mas ainda é pouco utilizada na gestão pública.
Observar e considerar as percepções dos colaboradores no que diz respeito ao clima da organização, faz com que os gestores possam compreender melhor o que acontece a sua volta, favorecendo a comunicação nas resoluções de possíveis problemas. Conhecer o clima organizacional pode propiciar a melhoria na qualidade de vida do servidor no trabalho, com isso, além de evitar doenças ocupacionais, aperfeiçoa o seu trabalho em termos quantitativos e qualitativos e consequentemente o desempenho da organização e a satisfação do usuário em relação aos serviços prestados por esta unidade de Pronto Atendimento.
2. PROBLEMA
Mesmo em pleno século XXI, onde a tecnologia está presente em quase todas as organizações, o que efetivamente faz com que as organizações aconteçam e venhamser realidade, são as pessoas, pois as mesmas constituem as organizações públicas e particulares. São elas que transformam a estrutura física e tecnológica da organização, e até mesmo emocional, em uma célula viva, que cumpri seu papel na sociedade em que está inserida.