Clima Organizacional
Amelya Catharina Freitas Genari (ISAE – FGV) amelya@genari.com.br
André Antonio Piotrowicz Trentini (ISAE – FGV) browdeco@gmail.com
André Leonardo Rowe Costa (ISAE – FGV)andreleonardo.costa@tetrapak.com
Esther Fechner Carneiro (ISAE – FGV) esther.fechner@tesa.com
Raphael Diego Collares (ISAE – FGV) raphael@princesadoscampos.com.br
RESUMO
Este artigo visa analisar quais são as principais variáveis do clima organizacional que impactam diretamente de forma positiva ou negativa nos resultados de uma empresa. Apresenta também alguns conceitos sobre o tema “Clima Organizacional” e prevê que a ferramenta ideal para medir e monitorar é de fato a pesquisa. Também demonstra que para a pesquisa de clima deve-se levar em consideração algumas variáveis críticas de sucesso, para então resultar em um questionário confiável com dados confiáveis para análises e conclusões. Finalmente, apresenta um estudo de caso baseado em uma empresa de comercialização e transporte de ração animal, o qual buscou verificar o quanto o resultado da empresa é afetado devido ao clima organizacional. A conclusão deste trabalho foi que a satisfação dos funcionários impacta diretamente no resultado positivo dos KPI’s da empresa.
PALAVRAS-CHAVE
Clima organizacional, pesquisa, questionário, resultados da empresa.
INTRODUÇÃO
Uma empresa com um bom clima organizacional é mais valorizada por seus colaboradores e clientes. A pesquisa de clima organizacional tem a finalidade de perceber a relação dos funcionários para com a sua empresa, avaliando o desempenho da organização sobre os principais fatores que influenciam a motivação, a retenção de seus talentos e o grau de envolvimento e confiança de seus colaboradores.
Este é ainda um tema recente na Literatura Administrativa ou na de área de Recursos Humanos, embora a avaliação do Clima Organizacional nas empresas passe a fazer parte da nossa realidade,