Clima organizacional
EM PRIMEIRO LUGAR, A DEUS POR SEMPRE ME GUIAR E ME DAR FORÇAS PARA EU CONTINUAR SEGUINDO PELAS ESTRADAS DA VIDA.
A todos os professores e tutores que contribuíram com muito carinho, confiança e disposição para nos ensinar a sermos, não só bons profissionais, mas pessoas melhores. A vocês que me fizeram acreditar na minha capacidade, minha gratidão.
Em especial aos meus tutores de sala Katia Lelis e Edimilson pela humildade e sabedoria que tem nos ajudado. Estejam certos de que vocês tornaram-se pessoas inesquecíveis.
Ao meu tutor virtual Márcio Alves Silveira, pela paciência e dedicação na orientação deste trabalho.
À UNOPAR, pelas lembranças inesquecíveis da minha vida estudantil.
SANTANA, Ivanildo Santos. Clima Organizacional na Guarda Municipal de Aracaju: 2011. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Aracaju, 2011.
RESUMO
O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NA GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU, INSTALADA DA CIDADE DE ARACAJU. CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO, SEJA PÚBLICA OU DA INICIATIVA PRIVADA, É UM DOS PRINCIPAIS INDICADORES DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES. TODO E QUALQUER TRABALHO EM GRUPO GERA EXPERIÊNCIAS BOAS E RUINS PARA SEREM LEMBRADAS. É COM BASE NO ESTUDO DESSAS EXPERIÊNCIAS QUE SE DEDUZEM AS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS QUE UMA EQUIPE DEVE APRESENTAR. A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI ESTUDAR ESSAS EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO A CONVIVÊNCIA DOS PROFISSIONAIS INTEGRANTES DA GMA, QUE POSSUI EM SEU QUADRO. A EMPRESA CONTA HOJE EM SEU QUADRO COM 356 SERVIDORES, DENTRE ELES 174 SÃO SERVIDORES DE CARREIRA, 113 VIGILANTES E 69 CARGOS EM COMISSÃO. PARA IDENTIFICAR NAS PESSOAS QUE ALI TRABALHAM, QUAL A SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CLIMA