Clima Organizacional
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL
DU PASSO CALÇADOS
DUANA PAULA SIMÃO JOSÉ EUDARDO LIMA DO NASCIMENTO LAYANNE CRISTINA C. DO NASCIMENTO
POLLIANA DE OLIVEIRA E SILVA
ROBERTA REGIANNY FRANCO
PALMEIRAS DE GOIÁS - GO
2013
FACULDADE MONTES BELOS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL
DU PASSO CALÇADOS
Projeto orientado pela Professora Lívia Amorin, como parte avaliativa das disciplinas Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho, e Remuneração e Beneficio.
PALMEIRAS DE GOIÁS - GO
2013
INTRODUÇÃO
Clima Organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento podendo ser positiva e favorável ou negativa e desfavorável estando ligadas a moral, motivação e a satisfação das necessidades dos participantes da organização.
Moscovici (1997) afirma que, a maneira de lidar com as diferenças individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, relacionamento interpessoal no comportamento organizacional e na produtividade.
O conceito clima organizacional tem despertado um interesse cada vez maior nos administradores, o que a prática tem demonstrado é que há uma relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação, fatores estruturais, metas operacionais, regulamentos internos, políticas e, consequentemente, a lucratividade.
Segundo Luz (2001), o clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influência profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim