Clima organizacional
O clima organização reflete o comportamento organizacional da empresa, diz respeito à percepção que os empregados têm da mesma, assim como os valores e características específicas que estão diretamente ligados aos comportamentos dentro da organização (CHAMPION apud LUZ, 2009).
Luz (2009) utiliza de algumas citações para exemplificar o que é clima organizacional segundo alguns autores, entre elas a seguinte, de Marco A. Oliveira (p.11):
Clima organizacional é mais ou menos assim: não se sabe exatamente onde encontra-lo; por instantes temos a sensação de tê-lo achado, mas depois nos decepcionamos. O clima jamais é algo bem nítido, mas sempre uma espécie de fantasma: difuso, incorpóreo... Fica por aí, no dia-a-dia da empresa, metido numa confusa trama de ações, reações, sentimentos, que nunca se definem, jamais se explicitam.
As três principais palavras que estão a cerca do clima organizacional são: satisfação, percepção e cultura. A primeira leva em consideração o quanto os funcionários estão satisfeitos com a organização, a segunda condiz com o modo que eles percebem a mesma e, a terceira é trata das características da organização, sua cultura (LUZ, 2009).
RELAÇÃO ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
De acordo com Luz (2009), clima e cultura organizacional estão intrinsecamente ligados, já que a cultura organizacional é uma das variáveis para identificar o clima. Atribuindo significados, é possível dizer que a cultura é a causa e o clima, a consequência. Ambos se completam e mesmo que intangíveis, são passíveis de identificações.
POR QUE AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL?
Segundo Luz (2009) os principais motivos para avaliar o clima organizacional são: 1. Porque uma das principais missões do RH é proporcionar um bom clima organizacional para os profissionais da organização, para torna-los e mantê-los motivados. 2. Porque é através da avaliação do clima que será possível promover melhoras na organização. 3. Porque os