clima organizacional
Sendo assim, fatores relacionados com o Clima Organizacional são decisivos diante da nova realidade e merecem ser observados com maior atenção. Sabemos que para o bom desempenho do trabalho faz-se necessário que as pessoas estejam envolvidas e interagindo entre si ao mesmo tempo, comprometidas e compartilhando dos interesses da organização. E para isso, as pessoas devem sentir-se motivadas e como peças importantes do processo, livres para desenvolver suas tarefas com habilidade e criatividade.
Segundo Chiavenato (1994):
O Clima Organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas conseqüências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.
A maioria de nós, intuitivamente, entende que o clima de um ambiente de trabalho tem um impacto em como as pessoas se sentem e como são suas performances. Dai surge à necessidade da organização orientar-se pelos fatores que direcionam o ambiente saudável da empresa.
O clima organizacional é característico e único de cada organização. Entender sua dinâmica passa pelo conceito que pressupõe as relações sociais de um grupo de indivíduos, cuja orientação baseia-se nos princípios e crenças compartilhadas. Tais princípios e crenças, assim como os padrões simbólicos podem sofrer modificações com as mudanças organizacionais e, em decorrência disso, produzem interferência em determinadas dimensões da sua estrutura.