clima organizacional
O trabalho final da disciplina baseia-se no estudo de caso da empresa NB, uma cadeia de loja de roupas que construiu uma reputação nacional dando um serviço excepcional para os clientes, e expandiu-se com sucesso numa época em que outras cadeias varejistas estavam tendo vendas fracas e lucros decrescentes.
As ideias e conceitos sobre Mudança, Competitividade, Excelência em resultados e as novas características e condições do trabalho, têm influenciado e pressionado significativamente a área de Recursos Humanos no que diz respeito ao seu papel e perfil de atuação.
A globalização é uma das forças da mudança e um caminho resultante do avanço das telecomunicações e tecnologias da informação, exigindo do RH uma preparação da empresa, de forma a identificar as mudanças e as oportunidades de crescimento. Para isso é necessário expandir mentes e comportamentos, reduzir distâncias culturais e finalmente desenvolver uma mentalidade global.
A complexidade dos ambientes de trabalho é refletida no clima organizacional e ao abordar temas como as percepções e expectativas de funcionários, os estudos de clima trazem à tona a lógica das trocas internas que ocorrem nos ambientes de trabalho, bem como a noção ampliada do contrato firmado entre as organizações e os seus colaboradores, contemplando suas dimensões formal e psicológica.
Nas últimas décadas o cenário de rápidas e contínuas transformações na gestão do trabalho nas organizações provocou a necessidade de revisão de paradigmas de estratégias e gestão de pessoas.
Aspectos éticos, legais, ergonômicos, de saúde e segurança foram vivenciados pelos trabalhadores e o estudo da qualidade de vida no trabalho ganhou ênfase.
No desenvolvimento de programas e ações de Qualidade de Vida no Trabalho é necessária a identificação de indicadores a partir de um bom instrumento de diagnóstico.
Sabe-se da importância das atividades de QVT, entretanto a dificuldade ou a falta de correlação com os diversos