Tópicos 1
Principais Ferramentas utilizadas para gerenciamento de clusters.
Os computadores do século XXI vêm sendo desenvolvidos para serem capazes de suportar uma grande quantidade de processamentos de dados. Para haver este processamento, muitas vezes é necessário a utilização de Clusters, um aglomerado de computadores, cuja proposta é a execução de processamento paralelo. Para ser possível tal execução, é necessário ferramentas para o gerenciamento dos recursos desses Clusters. Hoje em dia, existem varias ferramentas para gerenciamento de um Cluster, permitindo obter as mais diferentes informações e visualizando em diferentes maneiras.
Nos próximos parágrafos, veremos algumas ferramentas hoje utilizadas para o gerenciamento do processamento paralelo.
Ganglia
É um sistema de monitoração distribuído e escalável, criado para utilização em clusters e grids, baseado em uma arquitetura hierárquica. Cada nó de monitoração (gmond) possui uma cópia do estado atual do Cluster. Existe também, um módulo centralizador (gmetad) que solicita os dados de cada nó monitorado, mantendo o histórico dos estados. Ganglia possui uma interface WEB, é possível visualizar graficamente os dados armazenados, incluindo as métricas monitoradas em todos nós ativos e inativos. Existe também uma biblioteca que auxilia na criação de clientes, facilitando a sua adaptação para o administrador da ferramenta. Uma das grandes vantagens da utilização da ferramenta Ganglia é o fato de poder adicionar um cluster nessa ferramenta, sem necessidades de haver grande conhecimento sobre o mesmo, por exemplo, basta executar um comando (gmond) para adicionar um novo nó e ser possível realizar o gerenciamento desse cluster adicional.
Parmon
Assim como a Ganglia, também é uma ferramenta comercial desenvolvida com o propósito de monitoração de clusters. Possui uma arquitetura parte servidor e cliente. O