Clima organizacional
Este trabalho irá falar da moral e da ética, de como elas precisam andar juntas á uma boa administração. Como a vida em sociedade precisa ser preservada, pois começa ali uma boa impressão.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
Desenvolvimento
1) Leia o texto e comente a afirmação: “Não há atividade ‘moral’ autônoma; a moral é uma relação entre as atividades humanas”.
A moral trata de atividades humanas por que a sociedade é constituída por normas “regras”, e em geral as relações humanas têm de ser cumpridas ou, as atitudes são punidas de alguma forma.
Discutir o tema moralidade implica em uma análise muito precisa das relações que o sujeito desenvolve com as outras pessoas, uma vez que, trata-se de um processo no qual a definição de regras é o limite caracterizado pela necessidade de manter o respeito como conceito fundamental. Entretanto, a moral pouco se altera, a sociedade constrói suas próprias regras as quais mantêm características dos padrões anteriores. Diante dessa realidade emerge o sociologismo, gerado por condições sociais e não por fatores sociais. Os fenômenos morais podem ser entendidos como gerados por condições sociais e são conseqüências de sanções sociais sobre a conduta. Como caracteriza Puig (1995), o indivíduo não é um ser livre, mas, submetido