Civil ii
1) a) Negocio jurídico, contrato de compra e venda onda há a participação direta e indireta do credor e devedor.
b) Obrigação de da coisa certa, aquela onda o devedor obriga-se a dar, entregar ou restituir coisa especifica ou determinada ao credor o mesmo não esta obrigado a receber a outra coisa senão aquela descrita no título das obrigações.
c) O credor sujeito ativo da relação jurídica sendo titular de credito e o devedor sujeito passivo tendo o dever de efetuar a prestação, tento reconhecimento da existência jurídica obrigacional entre credor e devedor pode se classificar determinados ou menos determináveis.
d) Neste caso como a coisa se perdeu sem a culpa do devedor (Antonio), antes da tradição ou pendente condição suspensiva fica resolvida a obrigação ambas a partes, suportando assim o prejuízo o proprietário da coisa que ainda não a havia alienado (Pedro)
2) a) Obrigação de restituir, aquela onde o devedor tem por obrigação devolver a coisa certa, recebendo o credor o que já lhe pertencia.
b) Se antes da entrega a coisa se perder antes da restituição da mesma coisa ao credor, por culpa do devedor este respondera por equivalente e perda e danos. Devendo assim ressarcir o dano causado por ele mesmo ao devedor (dono do produto).
3) a) Neste caso deve ser analisado o animo do devedor, ou seja, de que forma foi feita a ação se for de boa-fé ou de má-fé.
Sendo assim João tem direito de ser indenizado, pois ele efetuou obra para a conservação e valorização do bem onde fez benfeitorias necessárias e úteis no imóvel, agindo de boa-fé.
4) Ao fazer um contrato de compra e venda,Marta não se preocupou em procura saber se existia dividas pendentes no apartamento,o seu proprietário anterior agindo de má-fé também não avisou a compradora que existia pendências no condomínios e que ela iria se responsabilizar por cada um deles.
Sendo assim e por obrigação dela pagar todas as dividas que se