Ciologia
Segundo Paulo Roberto Citologia é uma disciplina, ramo da Biologia, cujo objetivo é o estudo das células no que diz respeito as suas características, propriedades, funções, organelas, estruturas, ciclo de vida e interação com o meio ambiente. A Citologia busca o entendimento do funcionamento dos sistemas celulares, como as células são reguladas e o funcionamento de suas estruturas.
A Citologia é o estudo das células, da sua anatomia (conjunto de organelas), conteúdos orgânicos (proteínas, lipídeos, ácidos nucléicos), citoesqueletos, sais minerais e água, e como isto tudo funciona num sistema vivo) abraços e não esqueça que o conjunto de células com características comuns vai formar um tecido (e os tecidos são estudados na histologia).
O termo célula foi usado pela primeira vez por Robert Hooke para descrever suas investigações sobre a constituição da cortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porém, só foi formulada por Schleiden e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia
2. Definiçao da Celula
A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares. Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.
O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células; A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio; a massa típica da célula é um nanograma.
A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista checo de nome Jan Evangelista Purkyňe observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os