aluno
BIOTECNOLOGIA
Exercício 1: a)Defina genética. Cite três modos pelos quais a genética afeta a sociedade moderna.
É o estudo dos genes em todos os níveis, desde as moléculas até as populações (hereditariedade).
Afeta a sociedade desenvolvendo tipos especiais de plantas, animais e microrganismos para utilização como alimentos; fabricação de drogas e medicamentos e melhoramento genético.
b)Como o DNA dita as propriedades gerais de uma espécie?
As características da espécie são passadas de uma geração para a outra aos pares, uma de cada progenitor.
c)Quais são as duas características do DNA que o qualificam para seu papel como a molécula da hereditariedade? Tipos alternativos de moléculas hereditárias que possam ser encontradas em formas extraterrestres de vida?
Na formação dos gametas ocorre a segregação de parte dos genes do pai e da mãe, de modo que o indivíduo resultante desse cruzamento é portador de dos genes de ambos pai e mãe, o que lhe confere uma característica hereditária.
No caso de alienígenas, não é possível prever se em suas bases há os seis elementos que normalmente vemos associados à vida: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre; sendo impossível prever um tipo alternativo de molécula da hereditariedade.
d)Quais são algumas das causas de variação fenotípica dentro de uma espécie?
A interação dos genes com o ambiente influencia nas variações fenotípicas.
Exercício 2 – Deve ser classificado como alga ou como protozoário? Como você pode justificar os diferentes pontos de vista?
As algas são seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes.
Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos.
Exercício 3 - As aplicações biotecnológicas não seriam efetivas sem a contribuição dos conhecimentos alcançados pela pesquisa básica, ou seja, cada um se beneficia do outro, e são considerados