aluno
Curso: Administração
Matéria: Seminário integrador II
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é uma instituição de ensino superior do governo federal, localizada no estado de Alagoas possui três campus, são eles: O Campus A. C. Simões (Maceió), Campus Arapiraca que tem polos em Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa e o Campus Sertão (Delmiro Gouveia) e com polo em Santana do Ipanema. Conta com cerca de 26 mil alunos matriculados nos 84 cursos de graduação, distribuídos em 23 Unidades Acadêmicas, na capital, e nos Campus de Arapiraca (19) e do Sertão (8).
Na área de pós-graduação, são 39 programas strictu sensu oferecidos, sendo 30 mestrados e nove doutorados, que contam com 2.312 alunos, e 13 especializações. Em Educação a Distância, há quatro mil graduandos. A UFAL oferece também, dois programas destinados ao segmento estudantil, são eles: Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e o Programa de Ensino e Treinamento (PET), que tem como objetivo estimular o aluno para a pesquisa científica e para a carreira acadêmica.
Com suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência, possibilita, principalmente a formação superior de qualidade de milhares de alunos, preparando-os inclusive para oportunidades fora do país, através de bolsas no programa Ciência sem Fronteiras. Quando o assunto é mobilidade estudantil, a UFAL se destaca entre as instituições de ensino do Nordeste. Por estar mais avançada no processo de internacionalização de estudantes, promovido em parceria pelo CNPq e CAPES, a Universidade pretende aproveitar de vagas não utilizadas por demais instituições federais para ampliar seu número de bolsas.
A presença da UFAL é de extrema importância para o desenvolvimento de Alagoas, por se tratar de um Estado que tem um dos maiores índices de desigualdade do Brasil, a Universidade enfrenta um enorme desafio para exercer plenamente sua missão social neste contexto, de grandes limitações e precariedades. Apesar disso, presta