Ciência e Paradigma
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
Ciência e Paradigma
São Carlos – SP
2014
Introdução:
Há muito tempo filósofos e cientistas refletem sobre os fundamentos da ciência e como ela se desenvolve, durante séculos essa reflexão foi uma disciplina independente que se baseava na Metafísica ou na Teoria do Conhecimento.
No entanto, a partir do século XIX isto começa a mudar e é no século XX, com o Circulo de Viena, que acontecem as maiores mudanças, pois seus integrantes fundam uma nova corrente filosófica, o Empirismo Lógico. Nesse momento rompem com a metafísica, uma vez que, o Empirismo necessitava de experimentos e comprovações.
Empirismo Lógico:
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
Empirismo Lógico é o nome dado a corrente filosófica onde um grupo de pensadores da ciência, influenciados filosoficamente por Russel, Wittgenstein e Carnap discutiam problemas relacionados ao fundamento da ciência e essa corrente veio como crítica aos enunciados universais empíricos.
Eles se baseavam em dois princípios: o Principio do Empirismo onde um conceito ou um enunciado só é validado se for comprovado por experimentos(base empírica) e o Principio do Logicismo onde a comprovação se da através da linguagem da lógica.
E foi por estes dois princípios que muitos conceitos foram questionados. No livro é citado o exemplo do “solúvel em água” onde aparentemente há significação empírica, mas que através da observação isto não se dá com todos os elementos, tornando a premissa “solúvel” falsa e segundo Carnap, uma “sentença redutora”.
Porém para ter uma