Técnico Macênica
778 palavras
4 páginas
Coluna de Produção e Equipos de SuperfícieTranscrição de Coluna de Produção e Eq de Superfície
Trabalho de Completação I Coluna de Produção Principais componentes de uma coluna de produção Equipamentos de Superfície Equipamento que recebe a produção da árvore de natal molhada (proveniente do poço) por meio das linhas de produção de fluxo, e direciona esta produção para a plataforma via raiser. Quando se trata de injeção de fluidos no poço, o fluxo segue no sentido contrário.
A Coluna de produção é uma tubulação de aço de pequeno diâmetro que transporta o fluido produzido da formação até a cabeça do poço no fundo do mar, no caso de campos de petróleo “öffshore”. São os equipamentos responsáveis pelas seguintes atividades:
Ancoragem da coluna de produção;
Vedação entre a coluna e o revestimento de produção;
Controle do fluxo de fluidos na superfície.
> Cabeça de produção: Carretel com dois flanges e duas saídas laterais. O flange inferior fica apoiado na cabeça do revestimento de produção e o superior recebe a árvore de natal.
Em uma das saídas laterais geralmente é conectada a linha de injeção de gás (em poços equipados com gas-lift) e na outra a linha de matar (kill line), para um eventual amortecimento do poço. Manifold Submarino Funções da Coluna de Produção e Equipamentos de Superfície As principais funções de uma coluna de perfuração são:
- Aplicar peso sobre a broca;
- Transmitir a rotação para a broca;
- Conduzir o fluido de perfuração;
- Manter o poço calibrado;
-Garantir a inclinação e a direção do poço. Tubo de produção: É o componente de maior consumo e custo em uma coluna de produção. Usado para conduzir a produção desde à formação até à superfície ou para o gas-lift no sentido contrário.
Válvula de segurança de subsuperfície (DHSV): Equipamento posicionado cerca de 30 m abaixo da superfície, ou fundo do mar, que tem a função de fechar o poço em casos de emergência.
Redução: Conexão usada para permitir o acoplamento