Cidade Flutuante
Vídeo Engenharia Extrema - Cidade Flutuante
Nova Orleans era a cidade mais rica dos Estados Unidos, antes do furacão Katrina. Situada no fundo de uma depressão geológica em forma de tigela é cercada de água por todos os lados.
O aquecimento global está aumentando a quantidade e a força das tempestades, o nível da água subiu quase 30 cm e o peso da cidade faz com que ela afunde no solo úmido de Luisiana, em uma proporção de 2,5cm por ano.
A cidade de New Orleans pode ser salva?
Uma situação radical de engenharia pode colocar a cidade acima d’agua. Criar uma cidade flutuante seria a solução para os problemas, pois flutuando haveria mobilidade.
Como construir?
Para dar certo é necessário resistir a um furacão, os projetistas precisarão estudar o Katrina e as falhas da engenharia, aprendendo as lições da natureza.
Uma cidade flutuante seria a forma mais eficaz de neutralizar as ondas gigantes, mas a realização do projeto é uma tarefa difícil, a cidade precisa flutuar, sua base precisa ser flexível para resistir a ondas turbulentas e estáveis para suportar as construções e pessoas. A cidade ficaria ancorada a costa.
O ponto de partida mais lógico são os navios cargueiros, que transportam mais de dois bilhões de toneladas por ano. Se tiver uma estrutura longa e larga podem mudar o centro de gravidade sem comprometer a estabilidade da estrutura. A plataforma poderia ser construída em grandes blocos que depois seriam encaixados formando uma única grande estrutura. A construção modular é a solução mais rápida.
O maior desafio para a engenharia são as ondas, pois são imprevisíveis e cheias de energia e tentar construir a cidade como um navio cargueiro, não é a solução.
A resposta para o problema das plataformas seria, ilhas de vegetação viva, flutuando livremente na superfície de lagos, extremamente fortes e muito flexíveis, ao invés de ser rígida, seria uma membrana flexível, assim quando as ondas puxarem, torcerem ou empurrarem, o sistema