Estética
CEFET-RJ
Juliana Muhammad Ferreira
Igor Menezes Santos
Lixo Extraordinário
Nova Iguaçu – RJ
2014
Trabalho sobre o filme “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker
Questão 1: Em determinada cena do documentário, o artista plástico, Vik Muniz, e o presidente da Associação dos catadores de Gramacho, Tião, discutem a respeito de arte moderna. Em meio ao diálogo, Vik faz a seguinte pergunta: “Você tem que entender para ser arte?”. Expliquem este momento, em especial a frase citada, relacionando-o com a definição de Estética e o critério de beleza e autenticidade que discutimos em sala. (Valor: 2,0 pontos)
Entendemos por Estética tudo o que desperta a emoção por meio da contemplação que suscita nos homens. A palavra Estética tem como significado o conhecimento sensorial ou sensibilidade. Um artista aplica em sua obra o que deseja passar aos observadores, entretanto, o entendimento da arte só é possível se o observador compreender a individualidade da arte em si. É portanto relativo.
Questão 2: Vimos em sala de aula que herdamos certo ideal de apreciação estética, oriunda da chamada “arte de elite”. Expliquem qual é esse ideal e discutam sobre a possibilidade de se observar este tipo de interação com as obras produzidas por Vick Muniz e os catadores de Gramacho. (Valor: 1,0 ponto)
Questão 3: Se é possível afirmar que a obra tenha uma finalidade, qual seria? Relacionem o posicionamento fundamentado de vocês com a defesa de Vik Muniz de que a arte promove uma abertura de mundo. Ilustre a argumentação construída com uma cena do documentário. (Valor: 1,0 ponto)
A obra de arte tem a finalidade de transmitir um sentimento, uma emoção, uma mensagem. Ele diz que arte promove uma abertura de mundo, pois, antes de chegar ao lixão de Gramacho, as pessoas que ali trabalhavam não tinham planos de vida, nem perspectiva de mudança. A partir do