Estética
Disciplina: História da Arte e Estética
Profa.: Mara Kramer
-------------------------------------------------
ESTÉTICA
Estética é um termo com diferentes acepções. Na linguagem coloquial denota em geral o belo, na filosofia tem diversas definições: por um lado é a rama que tem por objeto de estudo a essência e a percepção da beleza, por outro lado pode referir-se ao campo da teoria da arte, e finalmente pode significar o estudo da percepção em geral, seja sensorial ou entendida de maneira mais ampla. Estes campos de investigação podem coincidir, mas não é necessário. A palavra deriva das palavras gregas: αἰσθητική sensação, percepção, αἴσθησις sensação, sensibilidade, e ικά relativo a.
Para o presente artigo nos restringimos à primeira acepção, a estética estuda as razões e as emoções estéticas, assim como as diferentes formas de arte. A Estética, assim definida, é o domínio da filosofia que estuda a arte e suas qualidades, tais como a beleza, o eminente, o feio ou a dissonância, desde que en 1750 (primeira edição) e 1758 (segunda edição publicada) Baumgarten usou a palavra estética como “ciência do belo, a qual se agrega o estudo da essência da arte, das relaciones desta com a beleza e os demais valores”.
A estética é a ciência que estuda e investiga a origem do sentimento puro e sua manifestação, que é a arte, segundo afirma Kant em seu livro a Critica do Juízo. Se pode dizer que é a ciência cujo objeto primordial é a reflexão sobre os problemas da arte.
Estética é a reflexão filosófica sobre a arte, e um de seus problemas é o valor contido na arte; embora um grande número de ciências tratam da obra de arte, apenas a Estética analisa filosoficamente os valores contidos na arte.
A estética é um ramo da filosofia que se encarrega de estudar a maneira como a razão interpreta os estímulos sensoriais que recebe do mando circundante. Pode-se dizer que, assim como a lógica estuda o conhecimento racional, a estética é a