Arquitetura flutuante
Introdução
O panorama mundial vem se modificando de acordo com o desenvolvimento da sociedade. O grande crescimento populacional e a procura por novos locais para moradia levaram o homem a elaborar alternativas adaptativas em ambientes não antes considerados, como rios, lagos e mares. Os problemas ambientais - aquecimento global, por exemplo – se agravaram devido ao aumento da agressão humana ao meio ambiente. Para isso, a tecnologia tem sido desenvolvida e utilizada a fim de criar alternativas de ocupação no meio aquático. Já são muitos os exemplos de projetos construtivos flutuantes, como hotéis, restaurantes, residências, estacionamentos, portos e até mesmo cidades.
Othon Jungle Palace
O Othon Jungle Palace é um sofisticado hotel cinco estrelas localizado na cidade de Manaus. O hotel flutuante ancora-se no rio Negro, no coração da floresta amazônica, maior floresta tropical do mundo. O sistema estrutural da edificação é composto por uma extensa balsa de aço, sendo ecologicamente correto por não poluir ou interferir na natureza ao seu redor. Tanto o sistema de água potável utilizado quanto o de geração de energia são projetados a favor do meio ambiente.
Freedom Ship
O Freedom Ship é uma das novas grandes propostas de cidades flutuantes. Seu funcionamento é basicamente o mesmo que o de um navio, porém em proporções muito maiores, e oferecendo tudo o que uma cidade dispõe. Seus residentes terão acesso a hospital, universidades, shoppings, aeroporto, marina, cassinos, restaurantes, cinemas, academias e complexos esportivos, para residentes permanentes.
• • • • •
Comprimento: 1.317 metros Largura: 221 metros Altura (acima do nível do mar): 104 metros Peso: 2,4 milhões de toneladas