ARQUITETURA AQU TICA
Terça-feira, Maio 8, 2012
"Como a exploração espacial, o desejo de explorar e colonizar as profundezas do oceano deriva da atração humana pelo desconhecido." -Felix Flesche, Water House
Uma nova tipologia de arquitetura foi criada onde existe uma associação intencional com a água - aquatecture. Nosso fascínio pelo mar levou-nos a criar oportunidades para a vida aquática, tanto temporária como permanente. Criado por dois motivos, a aquatecture se destina a fornecer alojamento temporário ou de lazer, ou residência permanente quando viver na terra já não for uma opção. Ao longo dos anos, arquitetos, engenheiros e designers criaram habitações marítimas, hotéis onde moradores deixam a vida terrestre, pelo menos por um curto espaço de tempo.
O Burj Al Arab é um hotel de luxo em Dubai concebido pela WS Atkins & amp; Partners. Concluído em 1999, o magnífico hotel de cinco estrelas repousa sobre uma ilha artificial a 280m da costa. Ao construir aquatecture, ou até mesmo propriedades à beira-mar, os materiais utilizados necessitam suportar a exposição intensa aos elementos naturais. Utilizando painéis de alumínio composto ALPOLIC revestido com resina Lumiflon® FEVE na cor branca, sal e vento não tiveram efeito sobre o ACM exterior. A pintura formulado com resina Lumiflon® FEVE, comumente utilizada em pontes, barcos e aviões, é o revestimento externo dos painéis ALPOLIC neste projeto. Além disso, vidro acrílico foi utilizado no exterior para suportar a pressão da água, além de aço e concreto para proteger a fundação da inevitável erosão.
Conforme o tempo passava, os designers criaram projetos ainda mais integrados onde parte do próprio hotel fica abaixo do nível do mar. Para uma experiência marítima abrangente, Drydocks World projetou um hotel subaquático 32 pés abaixo da superfície do oceano. Os hotéis previstos permitem que os convidados conheçam as maravilhas do mundo subaquático no conforto de seus quartos de hotel.