Cidade antiga
FACULDADE DE DIREITO
NÚCLEO DE ESTUDOS JURÍDICOS E PESQUISAS AMBIENTAIS
Curso de Especialização em Direito Ambiental Urbano
Discente: Wesley Lojor Da Costa
Docente: Prof. Dra. Ludmila Brandão
Tutora: Luana Scallope
SÍNTESE DOS TEXTOS DAS UNIDADES DO MÓDULO II.
O presente trabalho tem por escopo relatar de forma pormenorizada e sintética as duas unidades do módulo dois, cujas quais respectivamente versam sobre os primeiros vestígios à cidade constituída e da cidade moderna às cidades contemporâneas.
No tópico o campo e a cidade: antecedentes e polemicas o urbanista Lewis Mumford relata que mesmo possuindo vestígios e indícios sobre nossos antepassados tudo não passa apenas de hipóteses com poucas possibilidades de comprovação, contudo estabeleceu-se um consenso no ramo da arqueologia da cidade de que a vida rural antecedeu o surgimento das cidades, do comercio, das industrias e por seguinte o estado após o advento da revolução agrícola.
Entretanto Jane Jacobs, jornalista e pensadora questiona o consenso acima citado com a ideia de que “a cidade pode também ser vista, desde as suas origens, com um centro de produção e troca que gera e reorganiza o próprio campo” (MONTE-MÓR, op. cit, p. 10).
As discuções são diversas sobre quem surgiu primeiro o campo ou a cidade? Porem independente desta indagação a cidade na sua diversificação se caracteriza pela divisão de trabalho, do mercado, do poder e da relação com outras cidades como bem expos o historiador Fernand Braudel (1902-1985), sendo que para regular e controlar o grupamento que convive em uma determinada cidade faz-se necessário o uso do poder protetor e coercitivo segundo o contrato social do filósofo suíço Jean Jacques Rousseau.
A Cidade Antiga é comentada sobre a ótica de Fustel de Coulanges em sua obra a Cidade Antiga com o intuito de tratar sobre os inúmeros aspectos da vida urbana principalmente no que concerne a vida sócio-política, ao longo do texto ele