Gestão da qualidade total final
Produção e transformação de Compósitos Turma 003
Prof. Isabel Marques
Wilson Carlos M. de Almeida
Setúbal 11 de Novembro de 2011
Índice:
Gestão pela Qualidade Total Página 3
Princípios pela Qualidade Total Pagina 4
Ferramentas da Qualidade Total…………………………………………………………...Pagina 6
Motivação na Qualidade Total……………………………………………………………….Pagina 7
Conclusão………………………………………………………………………………………………Pagina 8
GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações, posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão-somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de factores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc... Paralelamente a esta evolução do conceito de Qualidade, surgiu a visão de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado.
Pouco tempo depois percebeu-se que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a Qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então estendido para outras entidades envolvidas com as actividades da Empresa.
O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todas as entidades significativas na existência da empresa e também da excelência organizacional da empresa.
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objectivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
Esta gestão tem