CHAÏM PERELMAN
Bacharelado em Direito
Filosofia Geral e Jurídica
CHAÏM PERELMAN
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 CHAÏM PERELMAN 4
1.1 VIDA 5
1.2 OBRA 6
1.3 PENSAMENTO 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
O trabalho realizado aborda a vida, obra e pensamento de um importante filosofo para o direito, Chaïm Perelman.
O método utilizado é o descritivo, sendo um trabalho de pesquisa sobre o assunto em livros de filosofia jurídica como também de linguagem e comunicação jurídica.
Faz-se necessário um estudo sobre os pensamentos de Perelman e a sua importância para o Direito, ele propõe uma filosofia em movimento, não estática, em envolvendo capacidade, discurso e persuasão.
1 CHAÏM PERELMAN
Perelman foi um filósofo que estudou durante muitos anos sobre a lógica jurídica, dessa forma interessou-se pela criação de uma lógica dos juízos de valor, ou seja, uma lógica que pudesse fornecer critérios objetivos e universais para a aferição de valores, em vez de relegá-la ao arbítrio de cada um. Acabou seguindo esse caminho por discordar da posição positivista que, ao limitar o papel da lógica, o método científico e da razão à solução de problemas de fundo meramente teórico, abandona a solução dos problemas humanos à emoção, aos interesses e a à violência. Segundo a ótica positivista, sempre se pode demonstrar a veracidade de alguns fatos e de proposições lógicas e matemáticas, mas nunca um juízo de valor, que sempre será controvertido. Pode-se provar racionalmente que 2+2=4, mas não que uma determinada atitude é mais justa do que outra. A consequência inevitável desse tipo de raciocínio é abandonar a tradição aristotélica de admitir uma razão prática, aplicável a todos os campos da ação humana – a mesma tradição que identificava a filosofia com a busca da prudência. Com isso, nega-se a possibilidade de uma solução racional para todos os