Cromatografia
Mecanismos em cromatografia:
Adsorção: um processo no qual uma substância gasosa, líquida ou sólida fica presa à superfície de um sólido.
Partição: A fase estacionária é líquida. Este processo é baseado na diferente solubilidade dos componentes da mistura nas duas fases líquidas.
Troca iônica: Na troca iônica a fase estacionária é constituída de uma matriz onde são adicionados grupos funcionais ionizáveis, (catiônicos ou aniônicos). A fase móvel é, geralmente, uma solução iônica com propriedades escolhidas de forma a ser compatível com o tipo de trocador usado. Baseia-se nas diferenças de comportamento ácido-base das moléculas a separar. Nesta técnica enche-se uma coluna com uma resina de permuta iónica e faz-se deslocar através dela uma solução contendo a mistura a separar. Se a resina for aniônica, serão retidas asmoléculas de carga positiva, enquanto que as moléculas de carga negativa são eluídas. Se a resina for catiônica, ocorrerá precisamente o contrário.
Bioafinidade: Trata-se da técnica cromatográfica por isolamento seletivo de macromoléculas biológicas, através da utilização das propriedades dessas substâncias de unirem-se reversivelmente a fase estacionária composta por um ligante específico associado a um suporte inerte. Uma amostra contendo diferentes componentes, sendo apenas um de interesse, este componente poderá se ligar à fase estacionária sob determinadas condições de pH ou força iônica do meio (bioafinidade). O componente que se liga a fase estacionária somente será liberado por uma alteração no pH ou força iônica, ou por outro componente que apresente maior afinidade pela fase estacionária. Aplicado para separar enzimas, ácidos nucléicos, hormônios e vitaminas, anticorpos, lecitinas, células.
Exclusão: é um método