Vida do autor e filosofo chaim perelman
CAMPUS GRAVATAÍ
TEORIA DO DIREITO II
TRABALHO DE GII
Nemias Rocha Sanches
Diego Bastos Moraes
Pamela Wodarski Antunes
Gravataí, 20 de Maio de 2013.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar relato da vida do autor e filosofo Chaim Perelman que nasceu em Varsóvia em 20 de maio de 1912 viveu até seus 72 anos quando veio a falecer em Bruxelas no dia 22 de janeiro de 1984. Foi um filósofo do Direito que viveu e ensinou durante a maior parte de sua vida na Bélgica. É um dos mais importantes teóricos da Retórica no século XX.
DESENVOLVIMENTO
O autor estuda a retórica é uma arte presente tanto na oratória quanto em outros meios de comunicação como músicas, filmes, etc. Essa interpretação procura fazer o interlocutor convencer-se de que o emissor está correto através de seu próprio raciocínio. Retórica não visa distinguir o que é verdadeiro ou certo, mas sim fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a idéia implícita no discurso. A retórica está ligada ao racionalismo da Idade Moderna e a nova retórica busca remontar aos gregos antigos. Em vez da necessidade do encadeamento das idéias no raciocínio e da evidência com que estas se impõem ao espírito (retórica), o vocabulário privilegiado é outro e nele avultam termos como "verossímil", "plausível", "provável" (nova retórica).
A retórica força à convicção, obriga o interlocutor a acreditar no fato de forma violenta, sem opções, sem escolhas. A nova retórica possibilita ao interlocutor uma dialética doxológica opinativa em que prevalece apenas a regra do melhor argumento e de onde a violência, mesmo simbólica, está ausente. Essas são as diferenças básicas, mas há muitas outras que decorrem delas. Perelman e Olbrechts-Tyteca iniciaram suas pesquisas sobre lógica de argumentos não formais em 1948. Seguindo um estudo