CHAIM PERELMAN - NOVA RETÓRICA
Reconhecida pela Portaria n.º83/87 - D.O.U. 16/02/87
Faculdade de Ciências Jurídicas, Administrativas e Contábeis de Presidente Prudente
NOVA RETÓRICA
ISABELLA ALVES PLASZEZESKI DE SOUZA
Presidente Prudente – SP
2013
CHAIM PERELMAN (Varsóvia, 20/05/1912 — Bruxelas, 22/01/1984)
Foi um filósofo do Direito que viveu e ensinou durante a maior parte de sua vida na Bélgica. É um dos mais importantes teóricos da Retórica no século XX. Sua obra principal é o Traité de l'argumentation - la nouvelle rhétorique (Tratado da Argumentação) (1958), escrito em conjunto com Lucie Olbrechts-Tyteca, no Brasil. A obra foi traduzida para o português pela Editora Martins Fontes (1996).
A NOVA RETÓRICA
Perelman e Olbrechts-Tyteca iniciaram suas pesquisas sobre lógica de argumentos não formais em 1948. Seguindo um estudo de Frege sobre matemática, eles coletaram uma série de escritos e teses nos campos religioso, acadêmico e profissional para verificar e aplicar suas teorias. Após uma “redescoberta” da Retórica Grega Latina, o projeto tomou uma forma definitiva. Perelman teorizou que a lógica governante de argumentos não formais poderia ser derivada de princípios de teoria retórica e de considerações sobre os valores de uma audiência em particular.Tais considerações afetariam a estrutura específica dos argumentos, incluindo as bases de concordância ou de "contato de espíritos" entre o comunicador e a audiência. A análise de Perelman também lhe permitiu adicionar à sua obra uma visão geral das várias técnicas coletadas durante o curso de sua pesquisa.
A TEORIA DA NOVA RETÓRICA
O termo retórico tem sua origem do “grego rhetoriké, "arte da retórica", subentendendo-se o substantivo téchne”, e tem sido conceituada como a arte de falar bem, “de demonstrar eloquência diante de um público para conquistá-lo para a nossa causa”, ou seja, a arte de convencer através do bom uso dos argumentos e do discurso. Por isso, ela também