A RETÓRICA DE ARISTÓTELES E A NOVA RETÓRICA DE CHAIM PERELMAN
CURSO DIREITO
A RETÓRICA DE ARISTÓTELES E A NOVA RETÓRICA DE CHAIM PERELMAN
LAURO DE FREITAS
2013
A RETÓRICA DE ARISTÓTELES E A NOVA RETÓRICA DE CHAIM PERELMAN
Resumo teórico sobre Aristóteles e Chaim Perelman apresentado ao Curso Superior de Direito da Unime, como requisito parcial para avaliação da disciplina Teoria da Argumentação Jurídica.
Professora: Fernanda Cerqueira
LAURO DE FREITAS
JUNHO DE 2013
ARISTÓTELES
Filósofo grego, nascido em 384 a.C., em Estágira, e falecendo em 322 a.C. Suas ideias filosóficas sobre a humanidade influenciando significativamente na educação e pensamento contemporâneo. Aristóteles era considerado como o criador do pensamento lógico, e tinha uma grande influência também na teologia medieval da cristandade.
Aristóteles que passou a viver em Atenas, quando tinha 17 anos, onde também conheceu Platão, de quem acabou tornando-se discípulo.
Aristóteles acreditava que a Retórica não tinha como função, persuadir, e sim, diferenciar os meios de persuasão, com esse pensamento o filósofo define a Retórica como, a capacidade de adequar a cada caso, com a intensão de persuadir.
Na Grécia antiga, Aristóteles era um grande filósofo que teve extrema influência sobre a civilização ocidental.
Com sua grande importância também na área da educação mesmo que indiretamente, acreditava na educação para vida toda, para viver prazerosamente o que a vida tem a nos disponibilizar.
Aristóteles tinha uma teoria de forma geral, numa contradição ao seu mestre "Platão", que era a favor da existência de um mundo de ideias e do mundo sensível, já Aristóteles defendia que poderíamos captar o conhecimento no próprio mundo que vivemos e que Deus não era o criador e sim o motor do Universo, acreditava que o homem tinha como único objetivo, a felicidade. Então o homem