Chavienato
Ana Paula Felix Cruz
1 Período de Ciências Contábeis Capítulos 1 – Administração e suas perspectivas
Delineando o papel da Administração
O mundo em que vivemos e uma sociedade institucional e comporta por organizações todas as atividades selecionadas a produtos e prestação de serviços, são planejamentos, coordenados e dirigida, executada cada por organização. Essas organizações são formadas por recursos humanos, físicos, matemáticos, financeiras e mercadológicos entre outros.
As pessoas depende de trabalho e o trabalho da vida dela.
Na sociedade moderna pessoas muitas vezes nascem e morrem dentes de uma organização. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas de tamanho e objetivo. As organizações lucrativas (empresas) e as não lucrativas (Exercício, igrejas, ONGs ...)
A T.O é o campo de conhecimento que estuda as organizações em geral
Pelo seu tamanho as organizações quando atingem certo ponto de crescimento, é preciso que haja um investimento.
A administração e a parte nacional de uma empresa, separada em diversos níveis de hierarquias que ocupam diversas responsabilidades, sendo assim a administração é a parte nacional de uma organização ou de uma empresa, tratando da estruturação de direção e do controle de cada atividade, diferenciado pela divisão do trabalho.
Vemos assim que a administração é imprescindível para a vida de uma organização e sua sobrevivência com sucesso. Sem a administração seria quase impossível a existência de uma organização e seu crescimento.
A T.G. A (Teoria Geral da Administração) trata do estudo da administração das organizações.
Baseada em cada organização o Administrador define estratégias, diagnostica situações, dimensiona recursos e planeja sua aplicação.
Um administrador pode ser bem-sucedido em uma empresa e em outra não.
Toda vez que um administrador é contratado por uma empresa, ele possuirá por exaustivas baterias de conhecimento, habilidade e competência, seu