Célula vegetal
As células eucarióticas possuem um núcleo delimitado por um sistema de membranas (a membrana nuclear ou carioteca), nitidamente separado do citoplasma. Têm um sistema de membranas que formam numerosos compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula.
A organização eucariótica da célula vegetal é muito parecida com a da célula animal, apresentando muitas organelas comuns, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, ribossomos, entre outras. A célula vegetal apresenta estruturas típicas, como a membrana celulósica que reveste externamente a célula vegetal, sendo constituída basicamente de celulose.
Outra estrutura que caracteriza a célula vegetal é o cloroplasto, organela na qual ocorre a fotossíntese.
Os padrões de organização celular:
Para estabelecer os diferentes padrões de organização da célula, seus componentes básicos costumam ser reunidos em dois grupos:
*Protoplasma: conjunto de matéria viva.
*Paraplasma: conjunto de matéria inerte.
O protoplasma compreende o citoplasma e o núcleo. O citoplasma é constituído pelo hialoplasma ou matéria fundamental, de natureza coloidal, que apresenta certo número de inclusões ativas (organelas). O núcleo é a porção que contém o material genético da célula; encontra-se separado do citoplasma pelo envoltório nuclear ou carioteca.
O paraplasma compreende alguns tipos de vacúolos, as inclusões não ativas da célula e as membranas esqueléticas um exemplo é a parede celular das células vegetais.
As células eucarióticas possuem três partes fundamentais a parede celular, citoplasma e o núcleo.
Parede celular Citoplasma Núcleo
A parede celular impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado