Célula vegetal
BIOLOGIA CELULAR
CÉLULA VEGETAL
As células vegetais se assemelham às animais em muitos aspectos de sua morfologia, como a estrutura molecular das membranas e de várias organelas. Diferem-se em algumas características morfofisiológicas, como a parede celular, vacúolos, cloroplastos, entre outras. Uma das principais diferenças existentes entre estas células, é que a célula animal utiliza o glicogênio como reserva energética, já a vegetal guarda o amido dentro de si. Porém, também possuem semelhanças entre si como: estrutura molecular da membrana plasmática e organelas, e mecanismos moleculares presentes na replicação e transição do DNA.
É composta basicamente por parede celular, vacúolos e cloroplastos. Pode ser divida em: componentes protoplasmáticos – formado por organelas celulares e demais estruturas presentes no metabolismo celular, carregando dentro de si: núcleo, citoplasma, complexo de Golgi, plastos, retículo endoplasmático, ribossomos, mitocôndrias e lisossomos, e componentes não protoplasmáticos – resíduos encontrados no metabolismo celular, que incluem: vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.
Parede Celular:
A parede celular é uma estrutura típica da célula vegetal, produzida por essa célula e é depositada fora da plasmalema ou membrana plasmática.
Assim como os vegetais, os tecidos animais também apresentam uma cobertura com grande proporção de carboidratos. Trata-se da matriz extracelular, a qual é secretada como uma camada organizada que constitui uma estrutura espessa, rígida e forte. A parede celular impede a mobilidade das células, participa da aderência da aglutinação celular, da interação com células vizinhas e influi no crescimento, nutrição, reprodução e defesa, além de auxiliar na manutenção da integridade osmótica da célula. Por ser rígida, a parede celular da sustentação, agindo como esqueleto e determina o formato da planta.
Restringe a distensão do protoplasto