Introdução a contabilidade
•O Balanço é um quadro de representação do patrimônio da entidade, ou seja, uma representação do conjunto de valores utilizados pela entidade num determinado momento.
O balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo Patrimônio Líquido.
ATIVO PASSIVO
Ex: Contas, salários, empréstimos, fornecedores e etc.
O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos.
O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações. PATRIMÔNIO LÍQUIDO O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade.
Ex: Caixa, equipamentos, mercadorias.
Ex: Duplicatas a receber, aluguel a receber.
Ex: Capital Social, lucros ou prejuízo.
Ex: Banco, caixa, estoques, mercadorias.
ATIVO
ATIVO CIRCULANTE
Bens e direitos da empresa que estão disponíveis para uso, ou estarão disponíveis até o fim do próximo exercício social (curto prazo) ATIVO NÃO CIRCULANTE Bens e direitos que poderão ser movimentados apenas após o fim do exercício social seguinte (longo prazo) Ex: Imóveis, maquinas, duplicatas a receber.
PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE São as obrigações da empresa que deverão ser pagas em uma determinada data ou até o fim do próximo exercício social (curto prazo)
Ex: salários, contas, fornecedores, duplicatas a curto prazo.
PASSIVO NÃO CIRCULANTE São contabilizadas as obrigações da empresa que deverão ser liquidadas após o fim do exercício social seguinte. (longo prazo)
Ex: Empréstimos bancários e duplicatas à pagar ambos a longo prazo.
• Demonstração
do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
•A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.