Introdução a contabilidade
A Contabilidade define-se por um sistema de informação e avaliação que visa demonstrações e análise da Natureza Econômica (que é considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade, demonstrações do resultado do exercício, capital e patrimônio), da Natureza Financeira (fluxos de caixa, capital de giro, etc...), da Natureza Física (que é o cumprimento e valores monetários, quantidades adquiridas de produtos e serviços, número de depositantes de um banco, clientes de uma empresa e funcionários), da Natureza de Produtividade aos seus Usuários (que se refere à utilização variada de conceitos de avaliação e quantitativos: receita bruta depositada por clientes).
A Contabilidade serve tanto para pessoa física quando para jurídica, com interesses de avaliar a situação e também a evolução das empresas/entidades. Sendo utilizadas principalmente por acionistas, credores, prestadores de serviço, integrantes de mercado de capitais, também muito utilizada por administradores e o uso do Fisco.
O Núcleo central da Contabilidade é constituído com base nas informações de Natureza Financeira e Econômica sendo complementado ás demonstrações Contábeis Tradicionais informações de Natureza Física e de Produtividade. Com o objetivo maior de permitir que seus usuários avaliem situações financeiras e econômicas da empresa/entidade podendo também concluir informações sobre as tendências futuras da mesma.
Os objetivos da Contabilidade devem contribuir para o processo de decisão de seus usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil á tomada de decisões. Que para tal, devem ser observados dois pontos:
1° As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e resultados, permitindo inferir em relação ao futuro.
2° A Contabilidade tem intimo relacionamento com os aspectos jurídicos os quais muitas vezes não conseguem retratar a essência