Relatorio vivenciando
Programa Universidade à Distância-UNIDIS
Secretaria de Educação à Distância-SEDIS
Disciplina: Vivenciando a Química Ambiental
Polo: Extremoz Tutor: Josiane
Relatório Aula 1 e 4
Débora Batista
Jean Braz
Juliane de Souza
Marilda Kyara
Talita Andrade
Natal/RN 2012 INTRODUÇÃO
A solubilidade é uma propriedade que define o quanto de uma substância pode se misturar a outra e é medida considerando a quantidade de soluto e de solvente, levando em consideração as variáveis como: polaridade das moléculas e temperatura. Cada substância possui um limite de solubilidade e quando este é ultrapassado, é possível observar a formação de um acúmulo de soluto que não foi diluído e o mesmo é chamado de precipitado.
Existem três tipos de soluções: saturadas, insaturadas e supersaturadas. Na solução saturada a quantidade de soluto dissolvida é exatamente igual ao coeficiente da solução em dada temperatura. No caso da insaturada, a quantidade de soluto dissolvido é inferior ao coeficiente de solubilidade em determinada temperatura. A solução onde a quantidade de soluto dissolvido ultrapassa o coeficiente a dada temperatura é chamada de supersaturada.
A análise sistemática de cátions e ânions é realizada para verificar a solubilidade de cátions e ânions (PRECISA TERMINAR A INTRODUÇÃO FALANDO SOBRE ANALISE DE CÁTIONS E ÂNIONS)
OBJETIVOS
→ Entender como ocorre a solubilidade e precipitação
→ Identificar quais fatores afetam a solubilidade
→ Realizar a análise qualitativa dos reagentes utilizados nos experimentos
→ Aprender as técnicas de análise de cátions
→ Identificar cátions a partir do teste da chama
Precipitação e Solubilidade
Teste 1
Tabela 1- Materiais
Tabela 2- Reagentes
Tabela 3-Equipamentos
Procedimento: Enumerou-se 4 tubos de ensaio contendo as soluções dos seguintes cátions: Ag +, Pb+2, Cu+2, e K+. Em seguida foram adicionadas 5 gotas de HCl 6mol/L a cada tubo e estes