Direitos da pessoa
Toda pessoa tem direitos. Isso acontece em qualquer parte do mundo. Assim, todos têm direito à vida, não importando a idade, a cor, o lugar de nascimento, a preferência política, a profissão, a riqueza ou a pobreza, ou qualquer outro fato .Se alguma pessoa nascer em condições tais que impliquem discriminação ou exclusão, quanto à titularidade dos direitos e à igual possibilidade de seu uso, estará ocorrendo uma agressão aos Direitos Humanos, já que atualmente, o respeito aos direitos humanos, está sendo reconhecido como indispensável inclusive por entidades que, até pouco tempo atrás, só se preocupavam com os aspectos econômicos das relações sociais. Ao abordar o tema igualdade, uma exigência constitucional em quase todos os países do mundo, cada pessoa humana tem sua individualidade, sua personalidade, seu modo próprio de ver e de sentir as coisas. A igualdade de direitos e de oportunidades significa, portanto, o direito de ser livre para quem, nascido na pobreza e sem ter acesso à educação, aos cuidados de saúde, à boa alimentação e a tudo o mais de que a pessoa humana necessita para sobreviver e para viver com dignidade. O livro relata, que todos nós temos Direitos e deveres, e que só através do conhecimento podemos mudar nossa realidade.
* “Direitos Humanos” correspondem às necessidades essenciais da pessoa humana, melhor dizendo, os direitos humanos seriam aqueles sem os quais a pessoa humana não conseguiria existir ou não seria capaz de se desenvolver e/ou de participar plenamente da vida.
* O “Direito à igualdade de direitos e oportunidades” Á dois mil anos o Cristianismo vem pregando o direito de igualdade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Constituições do mundo também consideram que todos são iguais perante a lei. Mas, apesar de todas essas afirmações reforçadas por filósofos e pensadores políticos, na realidade o que se vê não é isso, uma vez que as próprias leis garantem a desigualdade ao