centroides
O centróide é o ponto no interior de uma forma geométrica que define o seu centro geométrico. Caso a forma geométrica represente uma secção homogênea de um corpo então o centróide coincide com o centro de massa. Nos casos em que não só o corpo é homogêneo e está submetido a um campo gravídico constante então esse ponto coincide com o centro de gravidade. Pode-se definir centróide, como o centro geométrico de um corpo, de uma superfície, ou de uma linha. Para formas relativamente simples a determinação de centróides é extremamente fácil e objectiva, por vezes até é intuitiva, no entanto quando se trata de formas mais complexas, para determinar centróides é necessário recorrer a alguns conceitos de base, os quais se apresentam de seguida.
Centro De Massas
Centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Para n partículas, cada uma com posição ri e massa mi, o centro de massa é dado por:
Na física, o centróide, o centro de gravidade e o centro de massas podem, sob certas circunstâncias, coincidir entre si. Nesses casos, pode-se utilizar os termos de maneira intercambiável, mesmo que designem conceitos diferentes. O centróide é um conceito puramente geométrico enquanto que os outros dois se relacionam com as propriedades físicas de um corpo. Para que o centróide coincida com o centro de massa, o objeto deve ter densidade uniforme, ou a distribuição de matéria através do objeto deve ter certas propriedades, tais como simetria. Para que um centróide coincida com o centro de gravidade, o centróide deve coincidir com o centro de massa e o objeto deve estar sob a influência de um campo gravitacional uniforme.
Centro Educacional Anhanguera de Santo André