Centroide
O centroide é o ponto no interior de uma forma geométrica que define o seu centro geométrico, o centro de gravidade de um corpo é a posição onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade resultante equivalente de todo o corpo e centro de massa é a concentração de toda a massa do corpo em um único ponto, que não precisa estar dentro do corpo.
Na física, o centroide, o centro de gravidade e o centro de massas podem, sob certas circunstâncias, coincidir entre si. Nesses casos, pode-se utilizar os termos de maneira intercambiável, mesmo que designem conceitos diferentes. O centroide é um conceito puramente geométrico enquanto que os outros dois se relacionam com as propriedades físicas de um corpo. Para que o centroide coincida com o centro de massa, o objeto deve ter densidade uniforme, ou a distribuição de matéria através do objeto deve ter certas propriedades, tais como simetria. Para que um centroide coincida com o centro de gravidade, o centroide deve coincidir com o centro de massa e o objeto deve estar sob a influência de um campo gravitacional uniforme. Em um tratamento de sistemas de massas pontuais o centro de massas é o ponto onde se supõe concentrada toda a massa do sistema. O conceito se utiliza para análises físicas nas quais não é importante considerar a distribuição de massa.
Questão 2
Para poder encontrar o centro de gravidade.
Questão 3
Em Mecânica, o momento de inércia mede a distribuição da massa de um corpo em torno de um eixo de rotação. Quanto maior for o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar. Contribui mais para a elevação do momento de inércia a porção de massa que está afastada do eixo de giro.
Questão 4
Determinação da resultante de um carregamento distribuído. Deformações em vigas, pressão em comportas, determinação do melhor ponto para aplicação de