Centroides
Título Pág.
1. Objectivos 3 2. Introdução teórica 4 3. Procedimento experimental 5 4. Execução da experiência 6 5. Resultados 7 6. Conclusão 9
1 - Objectivos
O objectivo deste trabalho é a análise experimental e analítica do centróide de uma figura geométrica plana segundo as exigências impostas no guião.
2 – Introdução Este trabalho centrasse fundamentalmente no conceito de centróide e centro de massa. Este conceito foi estudado quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas da disciplina de mecânica I.
O objectivo fundamental deste trabalho é a determinação de modo experimental e analítico da posição do centróide de uma figura geométrica plana a qual deveria ser composta por, pelo menos, 4 figuras geométricas simples.
Procedeu-se então à construção da figura geométrica plana tendo em conta algumas exigências: * Que não ultrapasse os limites de uma folha A4; * Tem de ser constituída no mínimo por 4 figuras geométricas simples; * 3 dessas 4 figuras têm de ser obrigatoriamente o rectângulo, o triângulo e um sector de círculo.
Tendo em conta estas exigências construiu-se a figura geométrica numa folha de papel homogéneo de espessura uniforme tendo-se de seguida encapado uma das faces da figura de modo a torna-la mais consistente e reduzir o atrito resultante do contacto com outra superfície.
A posição do centro de massa coincide com o centro de gravidade ou centro de massa pelo simples facto da figura ter sido construída numa folha de papel homogéneo de espessura uniforme.
Podemos resolver o problema proposto de 2 maneiras:
Experimentalmente – podemos determinar o centro de gravidade de uma figura geométrica plana suspendendo a figura em pontos distintos. Aí obtemos o centro de massa segundo a intersecção das 2 rectas.
Fig1- obtenção do centro de massa experimentalmente.